PARTE I – O CONCÍLIO VATICANO II
Os Concílios na Vida da Igreja
O que é um Concílio?
- O termo “CONCÍLIO”, etimologicamente, relaciona-se com , .conciliarconciliação
- Refere-se, portanto, a uma reunião para dirimir controvérsias.
- Na tradição da Igreja o concílio é o modo solene pelo qual o COLÉGIO EPISCOPAL – os bispos do mundo inteiro em união com o bispo de Roma, o Papa, cabeça do Colégio – exerce o seu poder sobre toda a Igreja (CDC,Cân. 337).
Quem participa do concílio?
- Ao longo da história houve mudanças quanto aos participantes:
- Os BISPOS sempre foram os principais membros;
- Presbíteros, diáconos, monges e demais religiosos também foram admitidos muitas vezes;
- Teólogos e canonistas foram quase sempre convocados;
- Em alguns concílios também estavam presentes leigos (imperadores, reis, príncipes, embaixadores, etc)
- O atual Código de Direito Canônico (1983) menciona os seguintes membros: TODOS OS BISPOS(patriarcas, arcebispos, bispos diocesanos, bispos auxiliares, bispos titulares, bispos eméritos) e TODOS AQUELES CONVOCADOS PELO PAPA, mesmo que não sejam bispos.
Para que serve um concílio?
- O Concílio deve tratar das QUESTÕES MAIS GRAVES E URGENTES da Igreja Católica, principalmente relacionadas a:
- Fé – aquilo que se deve crer e ensinar aos fiéis;
- Moral – como os cristãos católicos devem viver;
- Disciplina – normas para clérigos e fiéis.
- Pode ter finalidade:
- Dogmática – definir dogmas de Fé;
- Disciplinar – determinar normas práticas para os fiéis;
- De reforma – modificar a disciplina da Igreja;
- De união – receber os hereges/apóstatas/cismáticos na Fé;
- Pastoral – determinar as ações da Igreja no cuidado pastoral dos fiéis.
- Um Concílio pode emanar diversos tipos de documentos: profissões de fé, cânones, capítulos, decretos, constituições, declarações.
Os Concílios na História da Igreja
A história dos concílios
- Antes de aprofundar o Concílio Vaticano II (21º ecumênico) é preciso conhecer um pouco da história dos Concílios.
- Podemos agrupar os concílios em algumas categorias:
- Concílios “antigos”:
- 7 primeiros Concílios Ecumênicos: aceitos pelo Oriente e pelo Ocidente;
- 1 Concílio aceito só pelo Ocidente;
- Concílios “papais”: 7
- Concílios tardo-medievais e modernos: 4
- Concílios contemporâneos: 2
- Concílios “antigos”:
Os Concílios “Antigos”
Os primeiros concílios ecumênicos
- Reuniram-se todos no Oriente para resolver questões dogmáticas.
- São eles:
- Concílio de Nicéia I (325)
- Concílio de Constantinopla I (381)
- Concílio de Éfeso (431)
- Concílio de Calcedônia (451)
- Concílio de Constantinopla II (553)
- Concílio de Constantinopla III (680-681)
- Concílio de Nicéia II (787)
- Concílio de Constantinopla IV (869-870)
UM “CONCÍLIO” QUE NÃO É CONCÍLIO
- Costumamos dizer que o primeiro concílio da história da Igreja é o CONCÍLIO DE JERUSALÉM, que teria ocorrido por volta de 50 DC.
- O episódio é apresentado em Atos dos Apóstolos (capítulo 15) e na carta aos Gálatas (capítulo 2), em duas versões diferentes, com o debate entre Pedro e Tiago, de um lado, e Paulo, do outro, sobre a conversão dos pagãos e a exigência ou não da circuncisão (prática judaica)
- O evento foi uma reunião dos apóstolos, não propriamente um “concílio”.
1º - CONCÍLIO DE NICÉIA (325)
- Convocado pelo imperador Constantino;
- Concílio dos 318 Padres;
- Era papa Silvestre I;
- Tratou da heresia de Ário (o Verbo não é Deus, mas uma criatura) e questões disciplinares.
- Promulgaram cânones, uma profissão de fé e uma carta aos egípcios
2º - CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA (381)
- Sínodo dos 150 Padres;
- Era papa Dâmaso I;
- Tratou da heresia de Macedônio e os pneumatômacos (o Espírito Santo não é Deus)
- Promulgou uma profissão de Fé, completando aquela de Nicéia (é o nosso Credo Niceno - Constantinopolitano).
3º - CONCÍLIO DE ÉFESO (431)
- Era Papa Celestino I;
- Tratou das heresias de Nestório (em Jesus haveriam três pessoas: a humana, a divina e a união das duas; Maria seria apenas mãe da humanidade de Jesus) e de Pelágio
- Promulgou diversas cartas e decretos, condenou Nestório e definiu que em Jesus há uma só Pessoa, que ele é ao mesmo tempo humano e divino e, por isso, Maria é Mãe de Deus (theotókos).
4º - CONCÍLIO DE calcedônia (451)
- Era Papa Leão Magno;
- Tratou das heresias de Êutiques (em Cristo haviam se unido as duas naturezas para formar uma só)
- Promulgou cânones e uma definição dogmática: em Cristo, que é uma só pessoa, há duas naturezas, não confundidas, nem mudadas, nem alteradas de nenhum modo.
5º - CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA II (553)
- Era Papa Vigílio;
- Condenação de erros teológicos sobre a Trindade e a Cristologia (Três Capítulos – Teodoro de Mopsuéstia, Teodoreto e Ibas), assim como algumas doutrinas de Orígenes
- Promulgou cânones e anátemas (excomunhões)
6º - CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA III (680-681)
- Era Papa Agatão;
- Tratou da heresia monotelita (em Cristo haveria apenas uma vontade, a Divina)
- Definiu que em Cristo há duas vontades, como há duas naturezas em uma só pessoa.
7º - CONCÍLIO DE NICÉIA II (787)
- Era Papa Adriano I;
- Condenação da heresia iconoclasta (não se podem absolutamente fazer imagens de Deus, de Jesus e dos santos)
- Definiu que é legítimo fazer ícones e sagradas imagens para o culto e a devoção.
8º - CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA IV (869-870)
- Era Papa Adriano II;
- Tratou do cisma do Patriarca Fócio e seus seguidores
- Condenou Fócio, confirmou o culto das imagens e afirmou o primado do Bispo de Roma.
- Não é reconhecido como Concílio Ecumênico pelas Igrejas Orientais
Os Concílios “Papais”
- Concílios do Ocidente, reunidos pelo Papa.
- Concílios da Idade Média.
- São eles:
- Concílio Lateranense I (1123)
- Concílio Lateranense II (1139)
- Concílio Lateranense III (1179)
- Concílio Lateranense IV (1215)
- Concílio de Lyon I (1245)
- Concílio de Lyon II (1274)
- Concílio de Vienne (1311-1312)
9º - CONCÍLIO LATERANENSE I (1123)
- Convocado pelo Papa Calixto II em Roma, junto à Basílica de São João no Latrão;
- Tratou da questão das investiduras (os reis e imperadores nomeavam os bispos e os empossavam na função) e da venda das coisas sagradas (simonia) e questões disciplinares sobre os clérigos;
- Afirmou o direito da Igreja de nomear, sagrar e dar posse aos seus bispos; proibiu a simonia; reforçou a lei do celibato dos clérigos.
10º - CONCÍLIO LATERANENSE II (1139)
- Papa Inocêncio II;
- Convocado para resolver a questão surgida com a eleição de dois papas: Inocêncio II e Anacleto;
- O concílio declarou Anacleto um antipapa e o condenou, juntamente com seus seguidores;
- Publicou cânones sobre a disciplina do clero e condenou Arnaldo de Bréscia ao silêncio.
11º - CONCÍLIO LATERANENSE III (1179)
- Papa Alexandre III;
- Reuniu cerca de 300 bispos;
- Contra a seita dos cátaros (os “puros”);
- Determinou normas sobre a eleição do papa (maioria de dois terços), aprovou algumas decisões dos pontífices anteriores, condenou os cátaros.
12º - CONCÍLIO LATERANENSE IV (1215)
- Papa Inocêncio III;
- Contra as heresias albigense, valdense e milenarista;
- Definições dogmáticas sobre a Trindade, a Criação, Cristo Redentor, os sacramentos;
- Condenou o abade Joaquim de Fiori, os albigenses e os valdenses e aprovou várias normas sobre a vida cristã e os sacramentos (confissão e comunhão anuais, por exemplo).
13º - CONCÍLIO DE LYON I (1245)
- Papa Inocêncio IV;
- Questões: conflitos com o imperador Frederico II, a Terra Santa, o cisma oriental, ameaças estrangeiras, decadência moral
- Decisões: condenação de Frederico II, afirmação do poder absoluto do papa, ajuda ao Império Latino de Constantinopla, apelo a uma cruzada.
14º - CONCÍLIO DE LYON II (1274)
- Papa Gregório X;
- União com os gregos
- Convocados Santo Tomás de Aquino e São Boaventura
- Tentativa de resolver questões teológicas com os orientais (o Espírito Santo procede do Pai e do Filho), questões escatológicas (destino das almas depois da morte), sacramentais (sete sacramentos) e sobre o primado do Papa.
15º - CONCÍLIO DE VIENNE (1311-1312)
- Papa Clemente V;
- Contra a Ordem dos Templários e as heresias dos begardos e de Pedro Olivi;
- Aboliu os Templários, condenou os erros dos begardos sobre espiritualidade e os de Pedro Ulivi sobre a alma.
Os Concílios Tardo-Medievais e modernos
- Concílios de um período de crise do Papado (conciliarismo, Cisma do Ocidente, degradação moral, Reforma Protestante) e de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
- São eles:
- Concílio de Constança (1414-1418)
- Concílio de Basiléia-Ferrara-Florença (1431; 1438-1445)
- Concílio Lateranense V (1512-1517)
- Concílio de Trento (1545-1563)
16º - CONCÍLIO DE CONSTANÇA(1414-1418)
- Papa Martinho V (eleito durante o Concílio);
- Pôs fim ao Cisma do Ocidente (três “papas”: João XXIII, Gregório XII e Bento XIII), condenou John Wyclif (sacramentos e constituição da Igreja), Jan Hus (a Igreja invisível dos predestinados) e Jerônimo de Praga.
17º - CONCÍLIO DE BASILÉIA-FERRARA-FLORENÇA (1431; 1438-1445)
- Papa Eugênio IV;
- Foi um concílio de união com os orientais;
- Fez declarações sobre a processão do Espírito Santo, a Eucaristia e a escatologia (para os gregos); sobre os sacramentos (para os armênios); sobre a Trindade e a Encarnação (para os jacobitas).
18º - CONCÍLIO LATERANENSE V(1512-1517)
- Papas Júlio II e Leão X;
- Concílio para condenar o neo-aristotelismo e para opor-se a um concílio ilegítimo convocado pelo Rei da França em Pisa
- Criação do Index librorum, condenação do neo-aristotelismo (a razão não é independente da Fé; a alma humana é individual e não coletiva); faz a reforma da Cúria e da eleição do papa; determina algumas normas para os fiéis.
19º - CONCÍLIO DE TRENTO (1545-1563)
- Papas Paulo III, Júlio III e Pio IV;
- Contra a heresia protestante de Lutero e outros reformadores;
- Defesa da Sagrada Escritura e Tradição; doutrina sobre o pecado original, a justificação, a graça, os sacramentos e a missa, o culto das imagens, a Eucaristia, o purgatório, as indulgências, etc. e condenação dos erros de Lutero.
Os Concílios Contemporâneos
- Concílios sem interferência dos governos (período posterior aos conflitos com os Estados);
- Crise da modernidade: iluminismo, liberalismo, ateísmo, comunismo.
- São eles:
- Concílio Vaticano I (1869-1870)
- Concílio Vaticano II (1962-1965)
20º - CONCÍLIO VATICANO I (1869-1870)
- Papa Pio IX;
- Conflito com o racionalismo;
- Definições sobre Deus Criador, a revelação divina, a relação Fé-Razão, sobre a Igreja, sobre o primado e a infalibilidade do Papa. Ficou incompleto.
21º - CONCÍLIO VATICANO II (1962-1965)
- Papas João XXIII e Paulo VI;
- Reflexão sobre a Igreja sobre si mesma e suas relações com o mundo;
- Maior concílio da história da Igreja
- Concílio Pastoral.